A anorexia alcoólica, também conhecida como drunkorexia se dá devido aos distúrbios da anorexia em conjunto com o alcoolismo, é um transtorno que costuma atingir principalmente mulheres com idade entre 15 e 25 anos, mas pode atingir outras faixas etárias também.

O problema é identificado quando a pessoa começa a apresentar comportamentos de ambos transtornos, comer menos ou não comer, ingerir álcool com o objetivo de achar na bebida um disfarce para reduzir a ingestão de calorias, assim como a vomitar mais, propositalmente ou não, visto que o consumo de bebida em excesso pode fazer a pessoa se sentir enjoada. Outra atitude de quem sofre de drunkorexia é compensar com o álcool o excesso de comida ingerida no dia anterior, fazendo com que coma menos no dia seguinte e beba demais, começando então o problema, pois o álcool acarreta em danos substanciais ao organismo, suas calorias são vazias e prejudicam a nutrição do corpo e a saúde física, emocional e mental. Isso porque combinar alcoolismo para tentar atingir um padrão de beleza com a anorexia, leva à um desajuste emocional e psíquico, os quais acarretam em doenças como depressão, ansiedade, síndrome do pânico e até surto psicótico, por exemplo, tudo isso faz com que a pessoa necessite de ajuda imediata para não colocar a própria vida em risco.

Além do vício em álcool, a anorexia alcoólica também pode levar ao vício em drogas, um caminho que as pessoas optam em busca de aliviar os transtornos psicológicos acarretados pelo problema, muitas vezes também por não conseguirem resultados desejados no corpo, usam substâncias tanto lícitas como ilícitas como uma forma de anestésico.

Infelizmente, não obter êxito no propósito faz com que a drunkorexia piore, bem como a saúde mental, já que a pessoa se sente frustrada e continua na busca de atingir um corpo padrão. Outro fator que leva ao problema acontece por influência da mídia, visto que muitas vezes a bebida é mostrada como um produto de desejo assim como as mulheres, por isso elas costumam ser mais atingidas pela anorexia do que os homens, incentivando desde cedo a iniciarem práticas anoréxicas e alcoólicas.

Como tratar a anorexia alcoólica?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica, a qual leva o indivíduo a vivenciar estragos como perder o emprego, tornar-se agressivo, partir para a violência física, mudança de comportamento, afastamento de pessoas próximas, entre outras atitudes que fazem o adicto não reconhecer os problemas que acarretou. Juntando com a anorexia é ainda mais perigoso pois a pessoa pode ter queda de pressão, arritmia cardíaca, sofrer desmaios, danos hepáticos, tremores, úlcera, gastrite, hemorragias, anemia, perda de memória, envelhecimento precoce, pancreatite, e até mesmo morrer devido a fragilidade que o sistema imunológico e o corpo passam.

Para tratar o problema é preciso primeiramente analisar a causa específica dentro dos multifatores, pois a anorexia alcoólica desencadeia ainda mais problemas e consequências individuais para a pessoa, mas um tratamento psiquiátrico e reuniões de em grupo pode ajudar a pessoa a vencer a luta e obter uma reabilitação mental de sucesso. Talvez seja indicado medicamentos para controlar os transtornos psicológicos e posteriormente, acompanhamento com nutricionista para atingir o corpo que almeja de forma saudável e tratar a carência nutricional.

Em casos mais graves, a internação pode ser necessária, principalmente se o sistema imunológico da pessoa tiver sido comprometido. Se houver necessidade de procurar por uma clínica de recuperação, conte com a Central de Clínicas, oferecemos um tratamento completo para o paciente voltar a desfrutar de uma vida mais tranquila e saudável. Restituímos vidas e resgatamos sonhos há mais de 15 anos.

Uncategorized
admin

Como ajudar um viciado em crack?

Assim como qualquer outra droga, o crack é um entorpecente extremamente perigoso para quem consome pelo fato de ser viciante, a dependência química do usuário com

Leia mais »
Uncategorized
admin

O que é bad trip?

Quem é viciado em droga costuma sentir muitas coisas como euforia, alegria, coragem, etc., que são denominados “brisa”, porém a sensação é momentânea enquanto estão sob

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos Ajudar?
Atendimento Whatsapp - Central Clínicas