De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o alcoolismo é uma doença crônica que acontece por diversos fatores e ainda segundo a Organização, mais de 3 milhões de mortes no mundo estão associadas à dependência alcoólica, apenas uma das consequências sem volta, pois há muitas outras, como perda do trabalho e rompimento de relações familiares, amorosas e sociais. Isso acontece pois o indivíduo dedica todo seu tempo em manter o consumo excessivo para sustentar a dependência.

A fim de continuar bebendo, a pessoa também sofre alterações comportamentais, fisiológicas e cognitivas, que requer sempre uma dose a mais para atingir novos picos de embriaguez e sentir os efeitos da bebida. Quando o consumo é inferior ou a pessoa fica um tempo sem consumir, ela padece de sintomas físicos e mentais de abstinência como:

  • Sudorese;
  • Tremores;
  • Confusão mental;
  • Alucinação;
  • Vômitos;
  • Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial;
  • Ansiedade;
  • Irritação;
  • Em alguns casos, episódios de convulsão.

Além dessas consequências que são prejudiciais à saúde do adicto, o etilismo também desenvolve outros problemas de saúde como: hepatite ou cirrose hepática, infarto, desnutrição, trombose, depressão e ansiedade, anorexia alcoólica, gastrite, demência e até mesmo câncer, isso quando não acontece de morrer por abstinência ou overdose da bebida.

Quando procurar ajuda?

Se você perceber que qualquer acontecimento na sua vida ou de alguém próximo é motivo para beber, é um dos primeiros indícios de que chegou ao vício. A pessoa acredita que problemas psicológicos podem ser resolvidos com a bebida, quando na verdade, o quadro se agrava, o emocional e o corpo ficam cada vez mais dependentes, deixando-a mais triste, isolada, apresentando estados de irritação e agressividade, alucinações. Além dos problemas de saúde física e psicológica, a vida do adicto fica toda em torno do álcool, ele gasta todo seu dinheiro para consumir bebidas, podendo se endividar para sustentar o vício, com chances de parar nos “tribunais do crime” por dever em bares perigosos, mais conhecidos como “risca faca”, correndo risco de morte caso não pague sua conta de bebida.

Se você perceber que sua vida está chegando num ponto onde as consequências não tem mais volta, busque ajuda imediatamente, de preferência especializada para realizar um tratamento pleno, que inclua desintoxicação e recuperação de forma plena, através de programa de tratamento completo. Normalmente, a reabilitação para ser total acontece em clínicas de internação, o local deve ter instalações para descanso e repouso, área de alimentação e nutrição, espaço para lazer e relaxamento, assim como atividades terapêuticas e ocupacionais, salas de reuniões, mas principalmente, acompanhamento médico e segurança para ter certeza que o adicto ficará limpo, sóbrio e recuperado para voltar a conviver em sociedade.

O que provoca o alcoolismo?

O consumo de bebida alcoólica ocorre principalmente devido à doenças psicológicas sem a realização de tratamento, fazendo com que a pessoa busque refúgio emocional com o objetivo de alcançar prazer e eliminar a dor, à fatores genéticos, ao fácil acesso visto que se trata de uma droga liberada e legalizada, a qual seu consumo é aceito livremente, inclusive com influência da mídia, à vontade de socializar, já que euforia e desinibição são alguns dos efeitos proporcionais pela ingestão, entre outras causas.

A patologia trata-se do uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas, que devido à dependência da substância do álcool, há dificuldade em largar o vício, o qual pode ser tratado ao buscar por uma clínica de recuperação.

A Central de Clínicas oferece tratamento completo contra a dependência, fazendo você desfrutar de uma vida social mais tranquila e saudável ao lado de pessoas queridas. Proporcionamos segurança e amparo para reestabelecer suas faculdades mentais, restituímos vidas e resgatamos sonhos há mais de 15 anos.

Uncategorized
admin

Como ajudar um viciado em crack?

Assim como qualquer outra droga, o crack é um entorpecente extremamente perigoso para quem consome pelo fato de ser viciante, a dependência química do usuário com

Leia mais »
Uncategorized
admin

O que é bad trip?

Quem é viciado em droga costuma sentir muitas coisas como euforia, alegria, coragem, etc., que são denominados “brisa”, porém a sensação é momentânea enquanto estão sob

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos Ajudar?
Atendimento Whatsapp - Central Clínicas